Quando a conversa é casas de alto padrão, você sabe medir o preço do conforto? 

Muitos diriam, inclusive, que o conforto não tem preço. Porém, não é o que pensam donos de casas de luxo que estão abrindo mão de suas mansões e apostando em apartamentos com menores custos de manutenção.

Casas de alto padrão: por que o alto custo de manutenção? 

Mansões de luxo geralmente contam com piscina, jardins, inúmeros cômodos, sistemas de segurança e muito mais. Mantê-las organizadas, limpas e funcionando requer o auxílio de inúmeros profissionais todos os dias do ano. 

Em resumo: todo esse gasto com manutenção somados aos gastos do dia a dia com comida, gás, luz e água podem despender mais do que o razoável. 

Dessa forma, em comparação a um condomínio – mesmo que seja necessário pagar taxas de condomínio e administração – o preço sai bem mais em conta. 

Mas claro: há quem questione trocar a privacidade e as facilidades de um lar luxuoso por um apartamento cheio de vizinhos e regras… 

O que acontece com a depreciação dos imóveis de luxo? 

Primeiro, precisamos esclarecer o que é e como funciona essa tal depreciação de imóveis. 

Nesse sentido, podemos dizer que a depreciação é uma forma de avaliação que calcula a redução de preço de um bem por algo que modifica seu estado original ou que impede sua utilização para o fim ao qual foi destinado. 

A depreciação é a redução do preço ou valor econômico de um bem devido a alterações

Ou seja, é a redução do preço ou do valor econômico de um bem devido a alguma alteração em seu estado inicial.

Assim, a depreciação de imóveis é a sua desvalorização. O objetivo de taxas de depreciação é saber em quanto foi reduzido o valor de um imóvel e é fundamental para a avaliação de seu preço para uma negociação.

Agora, imagine o quanto é custoso fazer com que um imóvel de luxo não deprecie… 

Manter tudo como novo é uma tarefa que requer investimentos constantes, seja em trocar armários inteiros ou mesmo reestruturação da fachada.

E, se já gastamos dinheiro reformando imóveis padrão, o que dirá imóveis de luxo? Assim, a depreciação pode até mesmo ser mais sentida por donos de imóveis de alto padrão. 

Uma saída: escolher condomínios com poucas unidades? 

Condomínios com poucas unidades podem ser a saída ideal para donos de imóveis de alto padrão que preferem se mudar para um condomínio, mas sem perder a privacidade. Dessa forma, há exclusividade, melhora na área de lazer e mais economia. 

Existem inúmeros apartamentos com quase infinitos metros quadrados e espaços privativos. Contudo, é justamente a divisão desses que faz com que os condomínios sejam uma opção, muitas vezes, mais rentáveis que manter uma verdadeira casa de luxo.

Não só pela gama de serviços integrados como sauna, academia, salas de reunião e até mesmo espaços de coworking, mas também pela segurança inegavelmente superior.

Tudo isso cai em um valor muito menor do que pagar por tudo isso individualmente. O valor que se paga pelo lazer é certamente um dos pontos mais fortes quando se trata de optar por um condomínio.

Procurando um condomínio de alto padrão? A Imaxxima pode ajudar 

A Imaxxima é uma imobiliária com anos de experiência no mercado catarinense. Com base em Florianópolis, a instituição é focada em lançamentos de imóveis na planta, sendo altamente especializada nos produtos oferecidos e responsável pelo sucesso de múltiplos empreendimentos na cidade. 

Quer saber mais sobre o que a Imaxxima pode fazer por você e seus empreendimentos? Entre em contato e converse com nossos consultores. 

WhatsApp chat